• catequesediocesana

Descobrindo a vida


Este é mais um vídeo que ajuda catequistas e pais a compreenderem o significado de “fazer a experiência cristã”. O processo fundamental da Catequese, neste século XXI, é a “Iniciação à Vida Cristã”, que segue um itinerário para a vivência cristã baseado na experiência.

As crianças, adolescentes, jovens e adultos, nos dias de hoje, têm uma percepção diferente de outrora. No mundo atual, elas precisam interagir para captar a essência de um aprendizado educativo. Se no passado bastava o exemplo para se educar, hoje é necessário, além do exemplo, a experiência pessoal de cada um e a participação ativa de todos no processo educativo. É o “aprender fazendo”, isto é, aprender por meio de erros e acertos.

Experiência alguma é livre de erros, o próprio termo “experiência” já traz embutido em si ambas as inúmeras possibilidades. A experiência é uma forma de aprendizagem direta, pessoal, na qual o conhecimento se confirma por si mesmo. Ela traz o verdadeiro conhecimento, aquele que vem da atuação pessoal sem exigir ou envolver qualquer crença prévia. Hoje, mais do que em outros tempos, é preciso viver, é preciso experienciar para alcançar o conhecimento. É a experiência que abre a consciência, pois quando se faz a experiência de algo, é o resultado dela que possibilita acreditar, e, a partir dela, a fé se torna inabalável.

Piper, é um desenho de curta-metragem da Disney – Pixar, dirigido por Alan Barillaro, que nos ajuda a compreender o valor da experiência que leva ao conhecimento e, mais ainda, o entusiasmo e a força da fé que se obtém a partir dessa experiência realizada e bem sucedida.

Piper é um desenho bem didático para crianças e adultos, que mostra a importância de superar os medos e a ansiedade por meio da experiência pessoal que se realiza. Mostra também o quanto é importante a segurança de quem educa para propiciar a quem é educado fazer a própria experiência.

Esse curta metragem nos possibilita aprender com o pequeno passarinho e sua mamãe. Um ótimo vídeo para a Catequese, que pode ser usado tanto nos encontros com crianças, adolescentes, jovens e adultos, para abrir uma reflexão; quanto em uma reunião com os pais, para abordar o tema da vivência cristã a partir da experiência da fé.

Fonte: - Texto de Maria Aparecida de Cicco - Blog da Catequese.

- "PIPER - Descobrindo a vida" - Curta de animação da Pixar.

#sentidodavida #meditação #reflexão #IniciaçãoCristã #conhecerocatequizando #itinerário #IVC

34 visualizações
SITE
LOCALIZAÇÃO

Cúria Diocesana

- Rua Engenheiro Portela Qd 01 Lt01-   Anápolis/GO

CONECTE-SE

Visitantes:

© 2017 - Dimensão Biblico Catequética - Diocese de Anápolis / GO